

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Uma empresa comercial apresentou os seguintes dados e valores referentes à folha de pagamento de seus empregados do mês de agosto de 2026:
• Salários Brutos: R$ 100.000,00, a serem pagos em setembro;
• Contribuição Previdenciária retida dos empregados (INSS): R$ 11.000,00;
• Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF): R$ 4.000,00.
Considerando exclusivamente essas informações, assinale a opção que apresenta corretamente o reconhecimento da apropriação dos salários e retenções no mês de agosto de 2026.
Débito – Despesa com Salários (R$ 85.000,00); Débito – Passivo Circulante – INSS a Recolher (R$ 11.000,00); Débito – Passivo Circulante – IRRF a Recolher (R$ 4.000,00), e Crédito – Passivo Circulante – Salários a Pagar (R$ 100.000,00).
Débito – Despesa com Salários (R$ 85.000,00); Débito – Despesa com INSS (R$ 11.000,00); Débito – Despesa com IRRF (R$ 4.000,00), e Crédito – Passivo não Circulante – Salários a Pagar (R$ 100.000,00).
Débito – Passivo Circulante – Salários a Pagar (R$ 100.000,00); Crédito – Despesa com Salários (R$ 85.000,00); Crédito – Passivo Circulante – INSS a Recolher (R$ 11.000,00), e Crédito – Passivo Circulante – IRRF a Recolher (R$ 4.000,00).
Débito – Despesa com Salários (R$ 100.000,00); Crédito – Passivo Circulante – Salários a Pagar (R$ 85.000,00); Crédito – Passivo Circulante – INSS a Recolher (R$ 11.000,00), e Crédito – Passivo Circulante – IRRF a Recolher (R$ 4.000,00).