

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Redes rápidas de comunicação de dados, programas computacionais e impressoras de última geração são usados no intuito de tentar produzir, de forma cada vez mais precisa e rápida, informações sobre as organizações para que com base nelas possam tomar decisões. Esse é o processo contábil. Julgue as definições a seguir.
I. A contabilidade representa uma realidade econômica e sua comunicação aos interessados por essa informação.
II. O responsável pela condução dos negócios de uma entidade é o usuário a quem mais a informação contábil interessa. Esse recebe o nome de administrador ou gestor, podendo ser o proprietário do negócio ou não.
III. A contabilidade pode premiar os setores mais eficientes da empresa; auxiliar na determinação da política de preços; melhorar o processo produtivo.
Pode-se afirmar que:
somente I está correta.
somente II está correta.
somente III está correta.
há somente duas afirmativas corretas.
todas estão corretas.
As Ciências Contábeis, assim como qualquer outra área de conhecimento, possuem um objeto de estudo. Assinale a alternativa que apresenta o objeto de estudo da Contabilidade.
Riqueza da empresa.
Balanço Patrimonial (BP).
Bens, Direitos, Obrigações, Receitas, Despesas, Contas a Receber e a Pagar.
Patrimônio.
Método das Partidas Dobradas.
As técnicas contábeis que consistem na exposição da situação do patrimônio em determinada data e de suas variações durante certo período, bem como no registro dos fatos contábeis por meio de lançamentos em livros destinados ao registro das operações que afetam o patrimônio, correspondem respectivamente as seguintes técnicas:
auditoria e escrituração.
análise contábil e auditoria.
demonstração e escrituração.
escrituração e auditoria.
análise contábil e escrituração.
Conforme José Carlos Marion 2009, o objetivo principal da Contabilidade é o de “permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras”. Sendo assim, o objeto da Contabilidade:
É o Patrimônio das entidades.
É o Ativo Circulante das entidades.
É o Ativo Permanente das entidades.
É o Passivo Circulante das entidades.
São as Obrigações a pagar das entidades.
Marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O livro razão consiste no agrupamento de valores em contas de mesma natureza e de forma racional. Em outras palavras, o registro no Razão é realizado em contas individualizadas; tem-se assim um controle por conta.
( ) O livro diário registra os fatos contábeis em partidas dobradas em ordem rigorosamente cronológica do dia, mês e ano e não é obrigatório em empresas de capital aberto.
( ) O livro razão em virtude de sua eficiência, é indispensável em qualquer tipo de empresa: é o instrumento mais valioso para o desempenho da contabilidade. Por isso, pela legislação contábil, é um livro obrigatório.
C - C - C.
E - E - E.
C - C - E.
C - E - C.
De acordo com o objetivo de cada usuário da informação contábil, existe uma demanda diferenciada de informações. As perspectivas de crescimento da empresa, a participação nos lucros e a capacidade de pagamento dos salários são informações que interessam diretamente ao(s):
acionistas.
fornecedores.
governo.
empregados.
emprestadores de recursos financeiros.
A contabilidade tem como objetivo obedecer a seus princípios procedimentais tendo reflexo nas demonstrações elaboradas. Isto posto, o seu objetivo tem por definição a
consolidação.
escrituração.
mensuração.
balanço.
evidenciação.
A finalidade da Contabilidade é
determinar o resultado das entidades.
atender a legislação comercial e fiscal, que exige das empresas a elaboração das chamadas demonstrações contábeis.
controlar o patrimônio das entidades, apurar o resultado e prestar informações sobre a situação patrimonial e o resultado das entidades aos usuários da informação contábil.
registrar os custos, as despesas, as receitas e apurar resultado da entidade.
estabelecer as relações de débito e de crédito do proprietário com os agentes consignatários e os agentes correspondentes.
Em relação às diferenças entre a contabilidade privada ou pessoal e a contabilidade das instituições públicas, analise as afirmações abaixo e assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.
( ) Na contabilidade privada ou pessoal, pode-se fazer tudo àquilo que a lei não proíbe.
( )Na contabilidade das instituições públicas, pode-se fazer somente o que, por determinação legal, está ou foi expressamente permitido.
( ) Na contabilidade das instituições públicas, deve-se efetuar previsão legal para se efetivar qualquer ação governamental.
( ) Na contabilidade privada ou pessoal, a organização caminha em busca dos objetivos sociais pretendidos; nas instituições públicas a busca é pelo lucro financeiro ou econômico.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V-V-V-V.
V-F-V-F.
F-V-V-F.
F-F-F-V.
V-V-V-F.
O principal objeto da Contabilidade é(são) o(s)
patrimônio.
capital.
bens e serviços fornecidos.
lucro.
dinheiro.
Assinale a alternativa incorreta.
A contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do patrimônio das empresas
A principal finalidade da contabilidade é fornecer informações sobre o Patrimônio, informações essas de ordem econômica e financeira, que facilitam as tomadas de decisões, tanto por parte dos administradores ou por parte daqueles que pretendem investir na organização. As informações de ordem econômica referem-se às entradas e saídas de dinheiro (fluxo de caixa). As informações de ordem financeira referem-se à movimentação das compras e vendas, despesas e receitas, evidenciando os lucros ou prejuízos apurados nas transações realizadas pela organização
Escrituração é uma das técnicas utilizadas pela contabilidade; consiste em registrar, nos livros próprios, os acontecimentos que provocam modificações no patrimônio da empresa
Não se pode escriturar nada nos livros contábeis sem que documentos idôneos comprovem a veracidade do registro
O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, avaliado em moeda
A técnica contábil usada no registro dos fatos contábeis e no controle do patrimônio, e das variações desse patrimônio, através de lançamentos destinados ao registro das operações que o afetam, é a:
Avaliação.
Classificação.
Demonstração.
Escrituração.
O objeto da contabilidade é
o balanço patrimonial.
a conta.
o lançamento (registro).
o patrimônio.
a demonstração do resultado do exercício.
Quanto aos procedimentos básicos de registro contábil, é correto afirmar que as contas de
passivo serão creditadas pelo pagamento de obrigações.
ativo serão debitadas pela baixa de seus valores em função do uso.
passivo serão debitadas pelo registro de novas obrigações.
ativo serão debitadas pelo registro de novas aquisições.
ativo serão creditadas pelas compras efetuadas.
A Contabilidade é um instrumento que auxilia seus usuários a tomar decisões. Ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou comunicados. Dessa forma, pode-se afirmar que o processo decisório decorre de informações geradas pela Contabilidade. De acordo com o objetivo de cada usuário existe uma demanda diferenciada de informações contábeis. Analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Fornecedores de bens e serviços a crédito: usam os relatórios contábeis para analisar a capacidade de pagamento da empresa compradora.
II. Bancos: usam as informações geradas pela contabilidade para aprovar empréstimos, financiamentos e limite de crédito.
III. Governo: não usam os relatórios contábeis só com a finalidade de arrecadação de impostos, mas também para dados estatísticos, no sentido de melhor redimensionar a economia.
IV. Empregados: utilizam as informações geradas pela contabilidade para verificar a capacidade de pagamento dos salários, perspectivas de crescimento da empresa, e participação nos lucros.
Assinale a alternativa correta:
Apenas as sentenças I e II estão corretas.
Todas as sentenças estão corretas.
Apenas as sentenças I, II e III estão corretas.
Apenas as sentenças I, II e IV estão corretas.
A Contabilidade é uma ciência fundamentalmente utilitária. Seu grande produto é provimento de informações para planejamento e controle, evidenciando informações referentes à situação patrimonial, econômica e financeira de uma empresa. Assinale a alternativa que NÃO condiz com as características da Contabilidade Financeira:
Seu produto principal são as Demonstrações Financeiras.
Sua adoção e elaboração são facultativas as entidades.
As informações produzidas são precisas e buscam a objetividade.
Deve observar os Princípios Contábeis.
O objeto da Contabilidade é:
o capital.
a empresa.
a riqueza.
o patrimônio.
o dinheiro.
A Contabilidade é uma ciência social que tem por objetivo medir, para poder informar, os aspectos quantitativos e qualitativos do patrimônio de qualquer entidade. Constitui um instrumento para gestão e controle das entidades. Sobre a Contabilidade enquanto conhecimento é INCORRETO afirmar:
O objetivo principal da Contabilidade, conforme a Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade, é o de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.
A Contabilidade sempre foi muito influenciada pelos limites e critérios fiscais, particularmente os da legislação do Imposto de Renda. Por conta desse fato é que seu objeto de estudo é a apuração e recolhimento do Importo de Renda e Contribuição Social.
A Contabilidade é uma ciência social, pois estuda o comportamento das riquezas que se integram no patrimônio, em face das ações humanas (portanto, a Contabilidade ocupa-se de fatos humanos).
Ainda que a Contabilidade se utilize de métodos quantitativos, não podemos confundi-la com ciências matemáticas (ou exatas), que têm por objetivo as quantidades consideradas abstratas que independem das ações humanas.
O objeto e a finalidade da contabilidade são, respectivamente:
o patrimônio; fornecer informações úteis e necessárias à tomada de decisões dos usuários em geral
os bens e serviços; fornecer informações somente aos administradores e ao fisco sobre a situação do patrimônio da entidade
o patrimônio e as atividades; o controle estatístico, econômico e financeiro da entidade
as atividades e os bens tangíveis; fornecer informações úteis e necessárias à tomada de decisões dos usuários em geral
o patrimônio; o controle estatístico, econômico e financeiro da entidade com o fim único de facilitar seu acesso ao crédito
Sendo o objeto da contabilidade o patrimônio, qual das alternativas a seguir apresenta o princípio contábil que reconhece essa afirmação?
Conservadorismo.
Prudência.
Entidade.
Competência.
Materialidade.