O objetivo da mensuração é selecionar bases que reflitam de modo mais adequado o custo dos serviços, a capacidade operacional e a capacidade financeira da entidade, de forma que seja útil para a prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão. Sobre as bases de mensuração de ativos e passivos sugeridos na NBC TSP - Estrutura Conceituai para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público - é INCORRETO o que se afirma em:
O custo corrente de ativo é o custo de ativo equivalente na data de mensuração, compreendendo a contraprestação que seria paga na data de mensuração mais os custos de transação que seriam incorridos nessa data.
Custo de reposição de um ativo é o custo para repor seu potencial de serviço bruto. Este custo é depreciado para refletir o ativo na sua condição atual.
A NBC TSP - Estrutura Conceituai propôs o valor de mercado em substituição ao valor justo (fair value) como uma das bases de mensuração para ativos e passivos. Ou seja, o valor pelo qual um ativo pode ser trocado ou um passivo extinto, entre partes conhecedoras dispostas a isso, em transação sem favorecimentos.
O custo histórico é mensurado como a reprodução ou o custo de reposição do ativo, o que for mais baixo, menos a depreciação acumulada calculada com base neste custo para refletir o potencial de serviço já consumido ou esgotado do ativo.