Questões de Concursos Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais - MG (CREA MG/MG)

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Questão de Concurso - 1168428

Concurso CREA MG Fiscal 2019

Questão 2

Instituto Universal de Desenvolvimento Social (IUDS)

Nível Superior

O texto a seguir serve como parâmetro para a resolução das questões de 02 a 06:

Sindrome de Down

O impacto do diagnóstico de um bebê com síndrome de Down (SD) pode trazer a tona sentimentos variados com relação a em situação. Medo, culpa, tristeza, vergonha e insegurança diante desta nova condição que se apresenta à família, se misturam aos sentimentos de amor e de responsabilidade com o cuidado do recém-nascido. Cada pessoa tem uma forma de lidar com os sentimentos e de elaborar novas situações.Estes sentimentos são bastante comuns e naturais neste primeiro momento é uma fase na qual os pais estarão no processo de elaborar estes sentimentos e obter informações sobre o que é ter um bebê com síndrome de Down.

Trazemos conosco uma série de preconceitos e falta de informação sobre como e uma criança com síndrome de Down, suas capacidades e habilidades. Deve-se lembrar que esta é uma condição do seu filho e não o que ele é. É de grande valia aprender sobre a síndrome a fim de conhecer caminhos para a estimulação de seu filho, bem como a melhor maneira de fazer com que ele utilize o seu potencial. Para entender como a SD ocorre, precisamos entender um pouquinho sobre a estrutura e função dos cromossomos humanos. O corpo humano é feito de células e todas as células contêm cromossomos que estão dentro de seu núcleo. Os cromossomos são estruturas que transmitem toda a nossa informação genética, como por exemplo, nosso potencial de altura, cor dos olhos e cabelos, predisposição para alguma doença, etc. Nossas células reprodutivas, óvulo e espermatozoide, contém 23 cromossomos cada uma. Quando ocorre a fecundação , o ovo fertilizado resultante contém 46 cromossomos( 23 de óvulo e 23 do espermatozoide) e dará origem ao novo bebê, que terá então estes 46 cromossomos em todas as suas células , metade deles herdado do pai e metade herdado da mãe. Na Sd, ocorre um erro na divisão celular que resulta na presença adicional do terceiro cromossomo do par 21 nas células (trissomia do cromossomo 21). Na maioria dos casos de SD(95%), o erro acontece na formação do óvulo ou espermatozoide, ou seja, o óvulo ou espermatozoide contém um cromossomo 21 extra. Assim o ovo fertilizado dará origem a um indivíduo com 47 cromossomos ao invés de 2). Outras variações genéticas mais raras podem causar a SD, como a translocação (quando encontramos o cromossomo 21 " grudado" em outro cromossomo ) e o mosaicísmo (quando somente parte das células do bebê apresentam células trissômicas, pois o erro na divisão celular após a formação do embrião).Fonte:https.//www.e1nstein.br/doencas-sintomas/sindrome-down

Em relação,às palavras "medo, culpa, tristeza, vergonha e insegurança"qual das alternativas a seguir representa, respectivamente, a sequência de antônimos correta:

  • A.

    destemor, desculpa,adversidade, demérito, dúvida.

  • B.

    bravura, impenitência, deleite, desembaraço, convicção.

  • C.

    intrepidez, desculpa prostração, timidez inação.

  • D.

    acovardamento,indulto, júbilo, descrédito, hesitação.

Questão de Concurso - 1168430

Concurso CREA MG Fiscal 2019

Questão 3

Instituto Universal de Desenvolvimento Social (IUDS)

Nível Superior

O texto a seguir serve como parâmetro para a resolução das questões de 02 a 06:

Sindrome de Down

O impacto do diagnóstico de um bebê com síndrome de Down (SD) pode trazer a tona sentimentos variados com relação a em situação. Medo, culpa, tristeza, vergonha e insegurança diante desta nova condição que se apresenta à família, se misturam aos sentimentos de amor e de responsabilidade com o cuidado do recém-nascido. Cada pessoa tem uma forma de lidar com os sentimentos e de elaborar novas situações.Estes sentimentos são bastante comuns e naturais neste primeiro momento é uma fase na qual os pais estarão no processo de elaborar estes sentimentos e obter informações sobre o que é ter um bebê com síndrome de Down.

Trazemos conosco uma série de preconceitos e falta de informação sobre como e uma criança com síndrome de Down, suas capacidades e habilidades. Deve-se lembrar que esta é uma condição do seu filho e não o que ele é. É de grande valia aprender sobre a síndrome a fim de conhecer caminhos para a estimulação de seu filho, bem como a melhor maneira de fazer com que ele utilize o seu potencial. Para entender como a SD ocorre, precisamos entender um pouquinho sobre a estrutura e função dos cromossomos humanos. O corpo humano é feito de células e todas as células contêm cromossomos que estão dentro de seu núcleo. Os cromossomos são estruturas que transmitem toda a nossa informação genética, como por exemplo, nosso potencial de altura, cor dos olhos e cabelos, predisposição para alguma doença, etc. Nossas células reprodutivas, óvulo e espermatozoide, contém 23 cromossomos cada uma. Quando ocorre a fecundação , o ovo fertilizado resultante contém 46 cromossomos( 23 de óvulo e 23 do espermatozoide) e dará origem ao novo bebê, que terá então estes 46 cromossomos em todas as suas células , metade deles herdado do pai e metade herdado da mãe. Na Sd, ocorre um erro na divisão celular que resulta na presença adicional do terceiro cromossomo do par 21 nas células (trissomia do cromossomo 21). Na maioria dos casos de SD(95%), o erro acontece na formação do óvulo ou espermatozoide, ou seja, o óvulo ou espermatozoide contém um cromossomo 21 extra. Assim o ovo fertilizado dará origem a um indivíduo com 47 cromossomos ao invés de 2). Outras variações genéticas mais raras podem causar a SD, como a translocação (quando encontramos o cromossomo 21 " grudado" em outro cromossomo ) e o mosaicísmo (quando somente parte das células do bebê apresentam células trissômicas, pois o erro na divisão celular após a formação do embrião).Fonte:https.//www.e1nstein.br/doencas-sintomas/sindrome-down

o termo em destaque no trecho 'é uma fase na qual os pais estarão no processo de elaborar estes sentimentos e obter Informações sobre O que é ter um bebê com síndrome de Down' possui a mesma estrutura e mesma função gramatical que:

  • A.

    Em qual das caixas guardadas no depósito você encontrou esse arquivo?

  • B.

    A culpa é de quem não se atentou devida às orientações do manual técnico.

  • C.

    Aqui está a proposta cuja aplicação exigirá a participação e o comprometimento de todos.

  • D.

    Esses são os compartimentos de onde retiramos a matéria-prima para a fabricação do artesanato.

Questão de Concurso - 1168431

Concurso CREA MG Fiscal 2019

Questão 4

Instituto Universal de Desenvolvimento Social (IUDS)

Nível Superior

O texto a seguir serve como parâmetro para a resolução das questões de 02 a 06:

Sindrome de Down

O impacto do diagnóstico de um bebê com síndrome de Down (SD) pode trazer a tona sentimentos variados com relação a em situação. Medo, culpa, tristeza, vergonha e insegurança diante desta nova condição que se apresenta à família, se misturam aos sentimentos de amor e de responsabilidade com o cuidado do recém-nascido. Cada pessoa tem uma forma de lidar com os sentimentos e de elaborar novas situações.Estes sentimentos são bastante comuns e naturais neste primeiro momento é uma fase na qual os pais estarão no processo de elaborar estes sentimentos e obter informações sobre o que é ter um bebê com síndrome de Down.

Trazemos conosco uma série de preconceitos e falta de informação sobre como e uma criança com síndrome de Down, suas capacidades e habilidades. Deve-se lembrar que esta é uma condição do seu filho e não o que ele é. É de grande valia aprender sobre a síndrome a fim de conhecer caminhos para a estimulação de seu filho, bem como a melhor maneira de fazer com que ele utilize o seu potencial. Para entender como a SD ocorre, precisamos entender um pouquinho sobre a estrutura e função dos cromossomos humanos. O corpo humano é feito de células e todas as células contêm cromossomos que estão dentro de seu núcleo. Os cromossomos são estruturas que transmitem toda a nossa informação genética, como por exemplo, nosso potencial de altura, cor dos olhos e cabelos, predisposição para alguma doença, etc. Nossas células reprodutivas, óvulo e espermatozoide, contém 23 cromossomos cada uma. Quando ocorre a fecundação , o ovo fertilizado resultante contém 46 cromossomos( 23 de óvulo e 23 do espermatozoide) e dará origem ao novo bebê, que terá então estes 46 cromossomos em todas as suas células , metade deles herdado do pai e metade herdado da mãe. Na Sd, ocorre um erro na divisão celular que resulta na presença adicional do terceiro cromossomo do par 21 nas células (trissomia do cromossomo 21). Na maioria dos casos de SD(95%), o erro acontece na formação do óvulo ou espermatozoide, ou seja, o óvulo ou espermatozoide contém um cromossomo 21 extra. Assim o ovo fertilizado dará origem a um indivíduo com 47 cromossomos ao invés de 2). Outras variações genéticas mais raras podem causar a SD, como a translocação (quando encontramos o cromossomo 21 " grudado" em outro cromossomo ) e o mosaicísmo (quando somente parte das células do bebê apresentam células trissômicas, pois o erro na divisão celular após a formação do embrião).Fonte:https.//www.e1nstein.br/doencas-sintomas/sindrome-down

O texto faz um apelo à sensibilidade dos pais que deverão prestar os devidos cuidados às crianças que nasceram com síndrome de Down. Nesse sentido, o trecho " deve-se lembrar que esta é um condição do seu filho, e não o que ele é" remonta a uma postura relacionada a:

  • A.

    mentalidade

  • B.

    abnegação

  • C.

    ressentimento

  • D.

    desaifeição

Questão de Concurso - 1168432

Concurso CREA MG Fiscal 2019

Questão 5

Instituto Universal de Desenvolvimento Social (IUDS)

Nível Superior

O texto a seguir serve como parâmetro para a resolução das questões de 02 a 06:

Sindrome de Down

O impacto do diagnóstico de um bebê com síndrome de Down (SD) pode trazer a tona sentimentos variados com relação a em situação. Medo, culpa, tristeza, vergonha e insegurança diante desta nova condição que se apresenta à família, se misturam aos sentimentos de amor e de responsabilidade com o cuidado do recém-nascido. Cada pessoa tem uma forma de lidar com os sentimentos e de elaborar novas situações.Estes sentimentos são bastante comuns e naturais neste primeiro momento é uma fase na qual os pais estarão no processo de elaborar estes sentimentos e obter informações sobre o que é ter um bebê com síndrome de Down.

Trazemos conosco uma série de preconceitos e falta de informação sobre como e uma criança com síndrome de Down, suas capacidades e habilidades. Deve-se lembrar que esta é uma condição do seu filho e não o que ele é. É de grande valia aprender sobre a síndrome a fim de conhecer caminhos para a estimulação de seu filho, bem como a melhor maneira de fazer com que ele utilize o seu potencial. Para entender como a SD ocorre, precisamos entender um pouquinho sobre a estrutura e função dos cromossomos humanos. O corpo humano é feito de células e todas as células contêm cromossomos que estão dentro de seu núcleo. Os cromossomos são estruturas que transmitem toda a nossa informação genética, como por exemplo, nosso potencial de altura, cor dos olhos e cabelos, predisposição para alguma doença, etc. Nossas células reprodutivas, óvulo e espermatozoide, contém 23 cromossomos cada uma. Quando ocorre a fecundação , o ovo fertilizado resultante contém 46 cromossomos( 23 de óvulo e 23 do espermatozoide) e dará origem ao novo bebê, que terá então estes 46 cromossomos em todas as suas células , metade deles herdado do pai e metade herdado da mãe. Na Sd, ocorre um erro na divisão celular que resulta na presença adicional do terceiro cromossomo do par 21 nas células (trissomia do cromossomo 21). Na maioria dos casos de SD(95%), o erro acontece na formação do óvulo ou espermatozoide, ou seja, o óvulo ou espermatozoide contém um cromossomo 21 extra. Assim o ovo fertilizado dará origem a um indivíduo com 47 cromossomos ao invés de 2). Outras variações genéticas mais raras podem causar a SD, como a translocação (quando encontramos o cromossomo 21 " grudado" em outro cromossomo ) e o mosaicísmo (quando somente parte das células do bebê apresentam células trissômicas, pois o erro na divisão celular após a formação do embrião).Fonte:https.//www.e1nstein.br/doencas-sintomas/sindrome-down

Qual das palavras abaixo pode sofrer derivação segundo um processo semelhante aos das palavras ´mosaicismo´ e ´trissômicas´?

  • A.

    símbolo e álcool

  • B.

    tolerante e cilindro

  • C.

    servil e doce

  • D.

    reumático e hebreu

Questão de Concurso - 1168433

Concurso CREA MG Fiscal 2019

Questão 6

Instituto Universal de Desenvolvimento Social (IUDS)

Nível Superior

O texto a seguir serve como parâmetro para a resolução das questões de 02 a 06:

Sindrome de Down

O impacto do diagnóstico de um bebê com síndrome de Down (SD) pode trazer a tona sentimentos variados com relação a em situação. Medo, culpa, tristeza, vergonha e insegurança diante desta nova condição que se apresenta à família, se misturam aos sentimentos de amor e de responsabilidade com o cuidado do recém-nascido. Cada pessoa tem uma forma de lidar com os sentimentos e de elaborar novas situações.Estes sentimentos são bastante comuns e naturais neste primeiro momento é uma fase na qual os pais estarão no processo de elaborar estes sentimentos e obter informações sobre o que é ter um bebê com síndrome de Down.

Trazemos conosco uma série de preconceitos e falta de informação sobre como e uma criança com síndrome de Down, suas capacidades e habilidades. Deve-se lembrar que esta é uma condição do seu filho e não o que ele é. É de grande valia aprender sobre a síndrome a fim de conhecer caminhos para a estimulação de seu filho, bem como a melhor maneira de fazer com que ele utilize o seu potencial. Para entender como a SD ocorre, precisamos entender um pouquinho sobre a estrutura e função dos cromossomos humanos. O corpo humano é feito de células e todas as células contêm cromossomos que estão dentro de seu núcleo. Os cromossomos são estruturas que transmitem toda a nossa informação genética, como por exemplo, nosso potencial de altura, cor dos olhos e cabelos, predisposição para alguma doença, etc. Nossas células reprodutivas, óvulo e espermatozoide, contém 23 cromossomos cada uma. Quando ocorre a fecundação , o ovo fertilizado resultante contém 46 cromossomos( 23 de óvulo e 23 do espermatozoide) e dará origem ao novo bebê, que terá então estes 46 cromossomos em todas as suas células , metade deles herdado do pai e metade herdado da mãe. Na Sd, ocorre um erro na divisão celular que resulta na presença adicional do terceiro cromossomo do par 21 nas células (trissomia do cromossomo 21). Na maioria dos casos de SD(95%), o erro acontece na formação do óvulo ou espermatozoide, ou seja, o óvulo ou espermatozoide contém um cromossomo 21 extra. Assim o ovo fertilizado dará origem a um indivíduo com 47 cromossomos ao invés de 2). Outras variações genéticas mais raras podem causar a SD, como a translocação (quando encontramos o cromossomo 21 " grudado" em outro cromossomo ) e o mosaicísmo (quando somente parte das células do bebê apresentam células trissômicas, pois o erro na divisão celular após a formação do embrião).Fonte:https.//www.e1nstein.br/doencas-sintomas/sindrome-down

Qual das palavras abaixo pode sofrer ambos os processos de derivação implícitos nos termos ´mosaicismo´ e trissômicas´?

  • A.

    hebreu.

  • B.

    doutrina.

  • C.

    herói.

  • D.

    pueril.

Questão de Concurso - 1168434

Concurso CREA MG Fiscal 2019

Questão 7

Instituto Universal de Desenvolvimento Social (IUDS)

Nível Superior

Qual das alternativas abaixo apresenta todas as palavras grafadas corretamente:

  • A.

    ansiosos,vôo, platéia, magestoso

  • B.

    flexa, tijela, assembleia, pretencioso

  • C.

    heroico, adolescência, encharcada, poetisa

  • D.

    jiboia, maisena, régio sarjeta

Questão de Concurso - 1168436

Concurso CREA MG Fiscal 2019

Questão 8

Instituto Universal de Desenvolvimento Social (IUDS)

Nível Superior

Assinale a alternativa em que ocorre um complemento nominal.

  • A.

    Ele lembrou a vida tranquila que levava.

  • B.

    A garota pareceu tranquila durante a apresentação.

  • C.

    Eu necessito de seu carinho para continuar seguindo em frente.

  • D.

    As recordações da infânc,a reanimavam-no constantemente.

Questão de Concurso - 1168437

Concurso CREA MG Fiscal 2019

Questão 9

Instituto Universal de Desenvolvimento Social (IUDS)

Nível Superior

O processo de formação da palavra destacada está incorretamente indicado nos parênteses em:

  • A.

    Seria necessário o ataque porque a vitória estava garantida. ( derivação parassintética)

  • B.

    Foram muito incapazes nas tarefas executadas. (derivação prefixal)

  • C.

    Era defensor de princípios nobres. (derivação sufixal)

  • D.

    Embora tivesse desistido do campeonato, estava tranquilo. (composição por aglutinação

Questão de Concurso - 1168438

Concurso CREA MG Fiscal 2019

Questão 10

Instituto Universal de Desenvolvimento Social (IUDS)

Nível Superior

Assinale a alternativa que não possui um erro de coesão coerência:

  • A.

    A ONU apresentou hoje a primeira universidade global em linha e de matrícula gratuita, com a qual tratará de impulsionar o acesso à educação superior dos estudantes das regiões menos desenvolvidas do mundo. Os únicos gastos para os alunos são uma matrícula que varia entre os 15 e 50 dólares, dependendo país, e 10 a 100 dólares por cada exame.

  • B.

    A gratuidade do acesso à universidade em linha não é compatível com a informação relativa ao montante da matrícula.

  • C.

    O Diretor adjunto OMS cornunicou que os primeiros registros da propagação do vírus ocorreram fora do continente americano e ainda recomendou que os países em risco adotassem medidas semelhantes àquelas promulgadas por órgãos de saúde no Reino Unido, Japão, Austrália e Chile.

  • D.

    O aviso amarelo é o segundo menos Importante de uma escala de quatro níveis. ( ... ) Face às temperaturas elevadas, a Direção-Geral da Saúde (DGS) colocou segunda-feira em alerta amarelo - o nível intermediário de uma escala de três - os distritos de Bragança, Portalegre, Évora e Beja.

Questão de Concurso - 1168454

Concurso CREA MG Fiscal 2019

Questão 11

Instituto Universal de Desenvolvimento Social (IUDS)

Nível Superior

Considere as proposições a seguir:

r: Luma é costureira;

s: Teresa é carioca.

A preposição "Luma não é costureira e Teresa é carioca" é representada por·

  • A.

    r ∧ ~ s

  • B.

    ~r∧S

  • C.

    ~r∨~S

  • D.

    ~r∨S