Questão de concurso
1
Q1502444
Desenho Industrial Arquivos, programas e softwares
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: FUNDEP Gestão de Concursos - FUNDEP
Prova: FUNDEP - Prefeitura de Uberlândia - Desenhista

Na época em que os desenhos técnicos arquitetônicos eram realizados exclusivamente em prancheta, eram utilizados gabaritos que possibilitavam a representação padronizada de mobiliários, louças, símbolos, etc. Atualmente, softwares como o AutoCAD possuem ferramentas que facilitam essa padronização numa velocidade e precisão muito superior. A utilização de uma biblioteca digital com desenhos predefinidos agiliza muito o layout de plantas baixas, mas, apesar da facilidade em se adquirir esses desenhos – conhecidos como “blocos” –, em alguns casos, é necessário editá-los para que se adequem à necessidade do projeto ou até desenhar um objeto e transformá-lo em um bloco para futura utilização.

Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir acerca do uso, criação e edição de blocos.


I. Pode-se editar um bloco inserido no AutoCAD através da função “Block Editor”. Essa modificação, por padrão, modifica todos os blocos inseridos ou copiados no desenho a partir da mesma origem / nome (na biblioteca), o que pode ser indesejável. Assim sendo, caso queira criar um novo bloco a partir das edições do “Block Editor” em um bloco já utilizado, utiliza-se a função “Save Block As”.

II. À medida que blocos são inseridos a partir de arquivos externos em um documento do AutoCAD, ele vai armazenando os desenhos desses blocos na biblioteca do documento. Caso o usuário deseje remover da biblioteca um bloco que esteja sendo utilizado no desenho, basta apenas utilizar o comando “Purge”, que abrirá uma janela com todos os blocos ainda utilizados no desenho. Em seguida, seleciona-se o bloco desejado e aciona-se a tecla “Delete”.

III. Em linhas gerais, há duas funções para se criar blocos: “Create Block” e “Write Block”. A função “Create Block” objetiva a transformação de desenhos em blocos que são armazenados somente na biblioteca do documento, enquanto a “Write Block” permite tanto o armazenamento na biblioteca quanto a gravação de um arquivo externo, permitindo a importação em outros projetos.

IV. A inserção de um bloco em um “Layer” de cor específica pode não alterar as cores das linhas desse bloco. Isto costuma acontecer quando as cores das linhas do desenho original foram predefinidas. Para que as linhas de um determinado bloco respeitem a cor da “Layer”, em que o bloco se encontra, pode-se editá-lo, atribuir-lhe a cor 0 (zero) e, em “Properties”, deixar a propriedade da cor como “By Layer”.


Estão corretas as afirmativas

A

I, II e III, apenas.

B

I, III e IV, apenas.

C

I e II, apenas.

D

III e IV, apenas.