Direito Administrativo Contratos Administrativos Responsabilidade em Contratos Administrativos

I - Os contratos administrativos regulam-se pelas suas cláusulas e preceitos de direito público, sendo vedada a aplicação supletiva dos princípios da teoria geral dos contratos.

II - A declaração de nulidade do contrato administrativo exonera a Administração do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado até a data em que ela for declarada.

III - A modificação unilateral do contrato administrativo, por parte da Administração Pública, importa, sempre, na revisão de suas cláusulas econômico-financeiras, para que se mantenha o equilíbrio contratual.

IV - A inadimplência do contratado com referência aos encargos fiscais e comerciais não transfere à Administração Pública a responsabilidade por seu pagamento, nem poderá onerar o objeto do contrato ou restringir a regularização e o uso das obras e edificações, inclusive perante o registro de imóveis.

V - O contratado é responsável pelos danos causados diretamente à Administração ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo na execução do contrato, não excluindo ou reduzindo essa responsabilidade a fiscalização ou o acompanhamento do contrato pelo órgão interessado.


Com fundamento na Lei Federal n. 8.666/93, em sua redação atual, estão corretas:


  • A.

    ( ) Apenas as assertivas I, III e V.

  • B.

    ( ) Apenas as assertivas I e III.

  • C.

    ( ) Apenas as assertivas III, IV e V.

  • D.

    ( ) Apenas as assertivas II e IV.

  • E.

    ( ) Apenas as assertivas I e IV.