O uso inadequado dos recursos naturais tem acelerado diferentes processos de degradação de áreas e de solos ao redor do mundo, acelerando processos de desertificação, assoreamento de rios e lagos, mudanças em microclimas locais e regionais, e migração de pessoas e animais. Quando identificados tais problemas, uma das formas de se buscar resolver ou atenuar esse processo é realizando um PRAD (Plano de Recuperação de Áreas Degradadas). Analise as assertivas abaixo quanto a procedimentos e métodos para elaboração do PRAD:
I. Deve considerar em seu escopo, além dos aspectos ambientais, as variáveis sociais e ambientais, como, por exemplo, a população que, originalmente, ocupava a área degradada e entorno (incluindo seus valores e interesses) e a atividade econômica que era desenvolvida na área antes da intervenção (impacto) ambiental.
II. Identificar os agentes de degradação, delimitar a área de influência e avaliar o grau de degradação são pontos secundários na elaboração de um diagnóstico para elaboração do PRAD.
III. Em empresas que possuem as respectivas áreas ambientais, a elaboração do projeto e o acompanhamento poderão ser feitos por técnico do próprio quadro da empresa, sem a necessidade de supervisão por consultores externos, uma vez que a empresa já cumpre as normas estabelecidas pelos órgãos superiores de fiscalização.
IV. Delimitação da área de influência direta (que está degradada) e indireta (o entorno, no qual devemos concentrar os trabalhos de diagnóstico e estudos referentes ao meio físico e biológico, que deve ser considerado com referência aos aspectos socioeconômicos), além dos biológicos e físicos de referência (áreas similares à original que ainda permanecem intactas).
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas II e IV.
Apenas I, II e III.
I, II, III e IV.