O termo “desenvolvimento sustentável” surgiu de estudos da Organização das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, e como resposta para a humanidade perante a crise social e ambiental que o mundo atravessou na segunda metade do século XX. A questão ambiental, no Brasil, se intensifica nos discursos e estudos devido ao intenso crescimento urbano. O conceito de “desenvolvimento sustentável” surge como um termo que expressa os anseios coletivos, tais como a democracia e a liberdade e, por diversas vezes, colocados de forma utópica. De acordo com o exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
Sustentabilidade ecológica: refere-se à base física do processo de crescimento e tem como objetivo a manutenção de estoques dos recursos naturais, incorporados às atividades produtivas.
Sustentabilidade ambiental: refere-se à manutenção da capacidade de sustentação dos ecossistemas, o que implica a capacidade de absorção e recomposição dos ecossistemas em face das agressões antrópicas.
Sustentabilidade política: refere-se a uma gestão eficiente dos recursos em geral e caracteriza?se pela regularidade de fluxos do investimento público e privado. Implica a avaliação da eficiência por processos macrossociais.
Sustentabilidade social: refere-se ao desenvolvimento e tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida da população. Para o caso de países com problemas de desigualdade e de inclusão social implica a adoção de políticas distributivas e a universalização de atendimento a questões como saúde, educação, habitação e seguridade social.