A civilização humana passa por uma crise socioambiental sem precedentes, sendo urgente a elaboração, por parte do Poder Público, das empresas e das organizações civis, de Projetos Ambientais que tenham como finalidade a conservação dos recursos naturais bem como a harmonização das atividades antrópicas e do desenvolvimento das sociedades humanas com a preservação dos ecossistemas naturais. Os Projetos Ambientais têm o objetivo de preservar ecossistemas e reduzir emissões de gases de efeito estufa, além de ajudar comunidades locais a se desenvolverem de forma sustentável, trazendo mais empregos, oportunidades, resiliência à mudança do clima e resolução para conflitos socioambientais. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) é um projeto ambiental importante e necessário para a obtenção de um desenvolvimento sustentável tendo como objetivo reparar os danos ambientais causados por atividades degradadoras do meio, embora não seja capaz de recuperar o potencial produtivo da área.
Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) são projetos ambientais cada vez mais difundidos no Brasil e no mundo, e consistem na produção de alimentos consorciada com espécies florestais, ainda que não devam ser utilizados em projetos de recuperação de áreas degradadas.
O Manejo Florestal Sustentável é a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não-madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços florestais.
A Avaliação Ambiental é uma etapa da realização de Projetos Ambientais e tem como objetivo identificar potenciais efeitos ambientais adversos e propor medidas para mitigar os efeitos ambientais adversos, mas não prevê se haverá efeitos ambientais adversos significativos após a implantação das medidas de mitigação.