Imagem de fundo

A interpretação da Constituição é entender o texto constitucional, utilizando-se, para ...

A interpretação da Constituição é entender o texto constitucional, utilizando-se, para tanto, princípios e métodos de interpretação. Dentre esses princípios, pode-se afirmar corretamente:


I – De acordo com o princípio da unidade, a Constituição deve ser interpretada como um bloco único, não se analisando artigos isolados. A interpretação deve considerar todo diploma de forma harmônica, buscando evitar contradições entre suas normas.

II - O princípio da harmonização busca coexistência harmoniosa entre os bens jurídicos tutelados pela Constituição, levando em consideração a inexistência de hierarquia normativa entre eles. Com isso, busca-se evitar a supressão total de um direito em prol de outro.

III – De acordo com o princípio da máxima efetividade, os aplicadores do direito não podem chegar a um resultado que perturbe ou embarace o esquema organizatório-funcional instituído na Constituição. Desta forma, o intérprete não pode alterar as funções estabelecidas pela Constituição, como, por exemplo, a separação dos poderes.

IV – De acordo com o princípio da interpretação conforme a Constituição, O intérprete não pode violar o texto literal da norma para buscar interpretação de acordo com a Constituição.

A

somente as afirmativas I, II e III estão corretas

B

somente as afirmativas I, II e IV estão corretas

C

somente as afirmativas I, III e IV estão corretas

D

somente as afirmativas II, III e IV estão corretas