Imagem de fundo

O artigo 260 do Código de Processo Penal prevê que: Se o acusado não atender à intimaçã...

1
Q1144787
Teclas de Atalhos
Compartilhar

O artigo 260 do Código de Processo Penal prevê que:

Se o acusado não atender à intimação para o Interrogatório, reconhecimento ou qualquer outro ato que, sem ele, não possa ser realizado, a autoridade poderá mandar conduzi-lo a sua presença.

Sobre a aplicação do disposto nesse artigo, para o ato de interrogatório, é correto dizer que a condução coercitiva

A

foi recepcionada pela Constituição de 1988, sendo importante instrumento de política criminal, para assegurar a instrução criminal, evitando que os imputados estabeleçam versões concatenadas dos fatos.

B

é constitucional e não viola qualquer direito fundamental.

C

é legítima apenas quando o investigado não tiver atendido, injustificadamente, prévia intimação.

D

é válida, quando ocorrer em substituição à medida mais grave, como a prisão preventiva ou temporária.

E

não foi recepcionada pela Constituição de 1988, pois representa restrição à liberdade de locomoção e viola a presunção de não culpabilidade.