Imagem de fundo

De acordo com as reflexões de Madel T. Luz (2009), o campo da Saúde Coletiva pode ser c...

De acordo com as reflexões de Madel T. Luz (2009), o campo da Saúde Coletiva pode ser caracterizado por sua irredutibilidade tanto discursiva quanto prática e expressiva de sua produção a um modelo ou paradigma único. A partir dessa constatação, a autora aponta a coexistência de três modelos discursivos: multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar que vêm caracterizando, ao longo da modernidade, o campo da Saúde Coletiva. Marque a alternativa CORRETA que ilustra esse percurso:

A

No decorrer do Século XX, o avanço tecnológico propiciou o aparecimento de novas especialidades, gerando um novo modo de produção discursiva no campo das ciências que se pode denominar interdisciplinaridade, afetando de forma negativa os avanços do pensamento em saúde coletiva.

B

No campo das ciências humanas, na década de 1980, predominou o paradigma moderno determinista que supõe a causalidade como explicação universal de ligação entre os fenômenos e define o universo como um conjunto finito de leis.

C

Nos anos de 1980, surgem novas formas de descrição e interpretação dos fenômenos, como novos modelos interpretativos, como o da complexidade. Nesse contexto, desponta a produção discursiva comunicativa horizontalizada entre os saberes disciplinares por meio da proposta de transdisciplinaridade.

D

No paradigma transdisciplinar, a produção discursiva tende a ser cooperativa entre os vários saberes que elegem um tema estratégico para a vida humana e social como proposta de investigação. Nesse processo de intercomunicação o objeto é construído a priori.