A Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS), reafirma o compromisso com a efetiva participação popular no SUS, e propõe uma prática político-pedagógica que perpassa as ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os saberes populares, a ancestralidade, o incentivo à produção individual e coletiva de conhecimentos e a inserção destes no SUS. Em relação à PNEPS-SUS, analise as afirmações abaixo.
I. Diálogo é o encontro de conhecimentos construídos histórica e culturalmente por sujeitos que acontece quando cada um, de forma respeitosa, coloca o que sabe à disposição.
II. Amorosidade implica a existência de relações dialógicas e propõe a construção de práticas em saúde alicerçadas na leitura e na análise crítica da realidade.
III. A construção compartilhada é a ampliação do diálogo nas relações de cuidado e na ação educativa pela incorporação das trocas emocionais e da sensibilidade.
IV. Problematização consiste em processos comunicacionais e pedagógicos entre pessoas e grupos de saberes, culturas e inserções sociais diferentes, na perspectiva de compreender e transformar de modo coletivo as ações de saúde.
V. A emancipação é um processo coletivo e compartilhado no qual pessoas e grupos conquistam a superação e a libertação de todas as formas de opressão, exploração, discriminação e violência.
Somente as assertivas I, II e V estão corretas.
Somente as assertivas I, III e IV estão corretas.
Somente as assertivas II, III e IV estão corretas
Somente as assertivas I e V estão corretas
Todas estão corretas.