A conclusão do relatório de auditoria tem por objetivo oferecer uma visão global e sintética dos aspectos tratados em cada um de seus capítulos, de maneira a se obter um quadro geral compreensível das principais constatações e das recomendações cabíveis. A conclusão deve conter a síntese das constatações e suas recomendações, a indicação de dificuldades enfrentadas pelos auditados e de suas iniciativas positivas para superá-las. Assim, com relação à conclusão do relatório, é correto afirmar que:
a conclusão do relatório não deve destacar os possíveis benefícios esperados com a implementação das recomendações feitas, em face da subjetividade dessa avaliação.
a equipe deve adotar uma abordagem equilibrada, reconhecendo as dificuldades enfrentadas pelo gestor e destacando as iniciativas importantes por ele empreendidas, para melhorar o desempenho e superar as deficiências apontadas.
é indevida a inclusão no relatório de quaisquer temas ou questões relevantes ou não, que não façam parte dos objetivos da auditoria, para avaliação posterior.
a conclusão deve ser tão extensa quanto necessário, para a exposição pormenorizada dos fatos, contendo argumentações extremamente detalhadas.
ao elaborar o relatório, a equipe de auditoria não deve considerar a factibilidade das recomendações, cabendo apenas fazê-las em função das constatações.