Os sistemas de Atenção à Saúde são definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o conjunto de atividades cujo propósito primário é promover, restaurar e manter a saúde de uma população para se atingirem os seguintes objetivos: o alcance de um nível ótimo de saúde distribuído de forma equitativa, a garantia de uma proteção adequada dos riscos para todos os cidadãos, o acolhimento humanizado dos cidadãos, a provisão de serviços seguros e efetivos e a prestação de serviços eficientes. Além de se organizarem pela atenção as condições agudas e crônicas, os sistemas de atenção à saúde podem apresentar-se socialmente num contínuo que vai desde a fragmentação até a integração. Sobre os sistemas de saúde, marque a alternativa CORRETA.
I. Os sistemas fragmentados de atenção à saúde são aqueles que se organizam através de um conjunto de pontos de atenção à saúde isolados e incomunicados uns dos outros.
II. Nos sistemas fragmentados, em geral, não há uma população adscrita de responsabilização e neles a atenção primária à saúde não se comunica fluidamente com atenção secundária.
III. Os sistemas integrados de atenção à saúde, as redes de atenção à saúde, são aqueles organizados através de um conjunto coordenado de pontos de atenção à saúde para prestar uma assistência contínua e integral a uma população definida.
IV. Nos sistemas fragmentados de atenção à saúde é vigente uma visão de uma estrutura hierárquica definida por níveis de complexidades crescentes e com relações de ordem e graus de importância.
V. Ao estabelecer que a atenção primária à saúde é menos complexa do que a atenção nos níveis secundário e terciário, há uma banalização da atenção primária à saúde e há uma sobrevalorização das práticas que exigem maior densidade tecnológica e que são exercitadas nos níveis secundário e terciário de atenção à saúde.
Apenas a I, II e III são verdadeiras.
Apenas a I, II e IV são verdadeiras.
Apenas a II, III e IV são verdadeiras.
Apenas a III, IV e V são verdadeiras.
Todas são verdadeiras.