A transição demográfica brasileira apresenta características peculiares e demonstra grandes desigualdades sociais no processo de envelhecimento. Esse processo impactou e trouxe mudanças no perfil demográfico e epidemiológico em todo país, produzindo demandas que requerem respostas das políticas sociais, implicando novas formas de cuidado, em especial aos cuidados prolongados e à atenção domiciliar. Sobre a saúde do idoso e suas políticas sociais, assinale a alternativa CORRETA.
O Pacto em Defesa da Vida pactua cinco prioridades, sendo que três delas têm especial relevância com relação ao planejamento de saúde para a pessoa idosa: a saúde do idoso, a promoção da saúde e o fortalecimento da Atenção Básica.
A Caderneta da Saúde da Pessoa Idosa, que foi estruturada pelo Ministério da Saúde para ser um instrumento estratégico de acompanhamento horizontal das condições de saúde da população idosa nos serviços de saúde.
A maioria dos idosos é portadora de doenças ou disfunções orgânicas, limitando suas atividades, restrição da participação social ou do desempenho do seu papel social.
Muitas pessoas idosas são acometidas por doenças e agravos crônicos não transmissíveis (DANT), estados permanentes ou de longa permanência, que requerem acompanhamento constante, pois, em razão da sua natureza, não têm cura.