Os Modelos Assistenciais em Saúde se constituem em sistemas lógicos que buscam organizar as ações e cuidados de atenção à saúde, articulando os diversos recursos físicos, tecnológicos e humanos disponíveis. No Brasil, é observada uma disputa entre os diversos modelos, que apresentam características próprias, inclusive quanto aos métodos utilizados e à forma de organização dos processos de trabalho (TEIXEIRA, 2004). Em relação aos Modelos Assistenciais em Saúde, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O modelo de “vigilância em saúde” tem por objeto os modos de transmissão e fatores de risco das diversas doenças, em uma perspectiva epidemiológica.
( ) O modelo de “vigilância em saúde” busca transcender os espaços institucionalizados do sistema de serviços de saúde, correspondendo a uma prática social.
( ) O modelo “médico-assistencial privatista” se refere ao modo de organização da prestação de serviços de saúde que privilegia o atendimento individual e curativo.
( ) O modelo “sanitarista” se concretiza em unidades privadas e também em unidades de saúde do SUS, nos quais se reproduz a lógica de atendimento à demanda espontânea.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
F V F V
F V V F
F F V V
V F V F
V V F F