Imagem de fundo

O Planejamento Estratégico Situacional em Saúde, de acordo com os estudos de Carlos Mat...

O Planejamento Estratégico Situacional em Saúde, de acordo com os estudos de Carlos Matus, é divido em quatro momentos. Relacione corretamente estes momentos e em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta:


1. Momento Normativo.

2. Momento Estratégico.

3. Momento Tático-Operacional.

4. Momento Explicativo.



Analisa a viabilidade do plano nas suas diversas dimensões: política, econômica e cognitiva. Nesta fase, são definidos os modos que permitirão a execução do plano, a despeito de conflitos, negociações e cooperações que vierem a existir.

É a fase de implementação, monitoramento e avaliação do plano, que é atrelada à execução das ações e das alterações por ela provocadas na situação-problema, por meio de descritores pré-definidos.

É quando se faz o desenho do plano de intervenção, definindo o objetivo, os meios para atingi-los e os resultados esperados, tomando como referência as causas do problema.

É a fase de seleção e análise do problema a ser solucionado, com base nos dados levantados pela equipe de saúde, na identificação das suas possíveis causas e descritores. Neste momento também se faz uma priorização dos problemas que serão alvo de intervenção.

A

1 – 4 – 3 – 2.

B

3 – 2 – 1 – 4.

C

1 – 3 – 4 – 2

D

2 – 3 - 1 – 4.