A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), instituída no ano de 2004, representa um marco para a formação e trabalho em saúde no Brasil. Este processo é resultado de lutas e esforços promovidos pelos defensores do tema da educação dos profissionais de saúde, como forma de promover a transformação das práticas do trabalho em saúde.
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? 1. ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: . Acesso em: 22 nov. 2023. (Adaptado)
De acordo com a publicação do Ministério da Saúde citada acima, considere as afirmativas a seguir sobre as principais ações implementadas que visam potencializar a PNEPS.
I → Incentivo à implementação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade por meio do estabelecimento dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES).
II → Atualização da Política Nacional de Atenção Básica no ano de 2017, a qual prevê a Educação Permanente em Saúde como parte do processo de trabalho das equipes que atuam na Atenção Básica.
III → Formalização da incorporação do tema da Educação Interprofissional em Saúde (EIP) na agenda da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).
IV → Lançamento do Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde (PRO EPS-SUS).
Estão corretas
apenas I e II.
apenas I e III.
apenas III e IV.
apenas I, III e IV.
I, II, III e IV.