Imagem de fundo

O objetivo da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS (Participa...

O objetivo da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS (ParticipaSUS) é orientar as ações de governo na promoção, na qualificação e no aperfeiçoamento da gestão estratégica e democrática das políticas públicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Acerca dessa política, assinale a alternativa correta.

A

A respectiva proposta consiste na fragilização da mobilização e do controle social mediante a criação de canais de comunicação entre o cidadão e o governo.

B

O componente “gestão participativa” é um processo sistemático e contínuo de acompanhamento dos indicadores de saúde e da execução das políticas de saúde.

C

A gestão participativa é uma estratégia transversal, presente nos processos cotidianos da gestão do SUS, que possibilita a formulação e a deliberação pelo conjunto de atores no processo de controle social.

D

As ouvidorias são canais democráticos de comunicação, destinados a receber simplesmente reclamações dos cidadãos, com o objetivo de fortalecer o SUS.

E

A auditoria é o conjunto de técnicas que visa a fiscalizar a participação do cidadão por meio da criação de espaços de investigação.