Avaliar a dimensão da qualidade dos serviços de saúde que são disponibilizados à população é fundamental para o estabelecimento de estratégias que visem à otimização e a correta alocação dos recursos. Chama-se acreditação o “[...] sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde” (ONA, 2014).
Em relação a avaliação e monitoramento da qualidade em serviços de saúde, é correto afirmar que
embora tenha um caráter eminentemente educativo, a acreditação é compulsória, não sendo uma escolha da organização de saúde.
o processo de acreditação tem a finalidade de fiscalizar os serviços públicos de saúde quanto à qualidade dos serviços ofertados à população.
a acreditação, que atesta a qualidade dos serviços de saúde, é um processo definitivo, por meio do qual é emitido um certificado para a instituição avaliada.
a acreditação é um processo reservado, ou seja, as informações coletadas em cada organização de saúde no processo de avaliação da qualidade não são divulgadas.
é essencial para a União poder mensurar o nível da qualidade dos serviços de saúde, a fim de estabelecer as punições cabíveis aos gestores, se este for o caso.