Questão de concurso
1
Q1164354
Direito Sanitário e Saúde Legislação da ANVISA
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia - CEFETBAHIA
Prova: CEFETBAHIA - SESAB - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - Residência em Saúde da Criança e do Adolescente - Área: Farmácia

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 67, de 8 de outubro de 2007, dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação (BPM) de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em Farmácias, incluindo todos os estabelecimentos de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica.

Sobre os requisitos mínimos fixados pela RDC nº 67/2007 para as atividades relacionados ao preparo de medicamentos em farmácias, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) À farmácia de atendimento privativo de unidade hospitalar não é permitida a manipulação e manutenção de estoque mínimo de bases galênicas e de preparações magistrais e oficinais, devendo estas sempre serem produzidas no momento do uso.

( ) É permitida à farmácia a produção e dispensação de medicamentos manipulados em substituição a medicamentos industrializados, sejam de referência, genéricos ou similares, quando a matéria prima estiver disponível e não houver o medicamento prescrito em estoque.

( ) É permitido, exclusivamente às farmácias de atendimento privativo de unidade hospitalar ou qualquer equivalente de assistência médica, o preparo de doses unitárias e a unitarização de doses de medicamentos, desde que preservadas suas características de qualidade e rastreabilidade.

( ) A transformação de especialidade farmacêutica de forma a adequá-la à prescrição é permitida à farmácia apenas quando da indisponibilidade da matéria-prima no mercado e ausência da especialidade na dose e concentração e/ou forma farmacêutica compatíveis com as condições clínicas do paciente.

A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é

A
V F F V
B
V F V F
C
F F V V
D
F V V F
E
F V F F