Questão de concurso
1
Q1246994
Direito Sanitário e Saúde Determinantes Sociais da Saúde
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Alternative Concursos - Alternative
Prova: Alternative - Prefeitura de Águas de Chapecó - Farmacêutico

As hepatites virais não se limitam a um só local ou a um único grupo de pessoas. Trata-se de uma verdadeira epidemia mundial que afeta milhões de pessoas e causa grande impacto de morbidade e mortalidade em sistemas de saúde como o Sistema Único de Saúde (SUS). O diagnóstico preciso e precoce dessas doenças permite um tratamento mais adequado e impacta diretamente a qualidade de vida do indivíduo, sendo ainda um poderoso instrumento de prevenção de complicações mais frequentes, como cirrose avançada e câncer hepático.

I. Hepatite A

II. Hepatite B

III. Hepatite C

IV. Hepatite D

V. Hepatite E

(___) A principal via de contágio é a fecal-oral, por contato inter-humano ou por meio de água e alimentos contaminados. A disseminação está relacionada com a precariedade da infraestrutura de saneamento básico e as condições de higiene praticadas.

(___) A transmissão se dá por via parenteral e pela via sexual, sendo considerada uma ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Outros líquidos orgânicos, como sêmen, secreção vaginal e leite materno podem igualmente conter o vírus e constituir fontes de infecção.

(___) A transmissão ocorre, primariamente, por via parenteral. Hoje, a epidemia continua se espalhando, principalmente, entre as pessoas que compartilham seringas, agulhas e outros instrumentos para uso de drogas. Sob algumas condições, as transmissões iatrogênica, nosocomial, sexual e vertical podem ocorrer.

(___) É a principal causa de cirrose hepática em crianças e adultos jovens em áreas endêmicas na Itália, na Inglaterra e na região amazônica do Brasil. Pode apresentar-se como infecção assintomática, sintomática ou de formas graves.

(___) É um vírus de transmissão fecal-oral e essa via de transmissão favorece a disseminação da infecção nos países em desenvolvimento, nos quais a contaminação dos reservatórios de água mantém a cadeia de transmissão da doença. A doença é autolimitada e pode apresentar formas clínicas graves, principalmente em gestantes. Essa forma de hepatite viral é mais comum em países na Ásia e África, principalmente na Índia.

Relacione as colunas e assinale a sequência CORRETA.

A
I, II, III, IV, V
B
I, III, II, V, IV
C
II, V, IV, III, I
D
V, IV, II, III, I
E
IV, I, V, II, III