Imagem de fundo

Um paciente procurou a farmácia da UBS com uma caixa contendo diversos medicamentos e r...

Um paciente procurou a farmácia da UBS com uma caixa contendo diversos medicamentos e relatou que eram de seu falecido pai. Disse que não faria mais uso deles e que gostaria de deixar na farmácia. O farmacêutico, que desconhecia a procedência dos medicamentos, pensou que o mais correto seria descartar cada um deles de forma adequada.


Assinale a alternativa quanto ao procedimento correto que o farmacêutico deve adotar em função da política de descarte de resíduos em serviços de saúde.

A

Os medicamentos são resíduos químicos que não apresentam risco à saúde ou ao meio ambiente e, por esse motivo, podem ser descartados no lixo comum.

B

Todos os medicamentos devolvidos devem ser encaminhados para incineração.

C

Os medicamentos em solução oral ou injetáveis devem ser encaminhados para disposição final em aterros.

D

Medicamentos antirretrovirais, quando não tratados, devem ser dispostos em aterros de resíduos perigosos.

E

Os medicamentos contendo hormônios ou antimicrobianos não necessitam de tratamento prévio e podem ser submetidos a processos de reutilização, recuperação ou reciclagem.