Imagem de fundo

A Portaria nº 3.088/2011 do Ministério da Saúde instituiu a Rede de Atenção Psicossocia...

A Portaria nº 3.088/2011 do Ministério da Saúde instituiu a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para pessoas com sofrimento e transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A mesma ampliou os dispositivos e proporcionou a diversificação dos serviços ofertados, incluindo outros profissionais na atenção ao usuário. Tendo o texto precedente como referência inicial, marque a opção INCORRETA a respeito dos objetivos, características e dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial.

A

Um dos objetivos da RAPS é a ampliação e acesso à atenção psicossocial da comunidade em geral e a articulação e integração comunitária e interinstitucional das redes intersetoriais no território.

B

Os Centros de Atenção Psicossocial para Atenção Psicossocial (CAPS) são um dos dispositivos da RAPS, sendo que o CAPS II bem como o CAPS ad II são indicados para municípios ou regiões com população > 70 mil habitantes.

C

NA RAPS, o conteúdo das práticas de atenção deve pautar-se na estratégia da redução de danos e no compromisso com os direitos de cidadania dos usuários.

D

O Serviço Hospitalar de Referência ou as Enfermarias Especializadas em hospital geral são também dispositivos da RAPS para internamento de usuários que apresentem complicações clínicas decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em especial abstinência e intoxicações severas.

E

O trabalho em parceria com as equipes das Unidades Básicas de Saúde, o apoio na atenção ao usuário de substâncias psicoativas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e ações de redução de danos para a população em situação de rua, de modo itinerante, são algumas das características da RAPS.