Questão de concurso
1
Q1352570
Direito Sanitário e Saúde Evolução histórica e construção do Sistema Único de Saúde (SUS)
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Prova: UFJF - HU UFJF - Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora - Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto com Ênfase em Doenças Crônico - Degenerativas - Área: Farmácia

Fundamentando-se nas conclusões obtidas a partir da relação existente entre os fatos ocorridos no país e os elementos do estudo científico apresentados, marque a opção que julgar ERRADA:

A

O segundo decênio pós-SUS foi marcado pela busca de recursos para acesso a medicamentos por meio de um bloco de financiamento particular da Assistência Farmacêutica e pela identificação com os princípios coerentes com o SUS, tal como a descentralização.

B

O primeiro decênio é encerrado com a publicação da Política Nacional de Medicamentos (PNM) que passa a ser o eixo estruturante das mudanças na Assistência Farmacêutica.

C

O ultimo decênio após a promulgação da Constituição Cidadã e consequente criação do SUS foi marcado com o fortalecimento da Atenção Básica pela expansão de programas que abrem espaço para a atuação do farmacêutico.

D

As mudanças ocorridas nos últimos dez anos não permitiram a integração dos farmacêuticos com os demais profissionais de saúde.

E

O congelamento dos gastos e a extinção dos blocos de financiamento sem aumento nos recursos podem trazer fragilização ao funcionamento do SUS, bem como comprometimento de ações voltadas ao uso apropriado de medicamentos.