A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) reconhece o racismo, as desigualdades étnico-raciais e o racismo institucional como determinantes sociais das condições de saúde (Portaria nº 992/2009). Sobre o tema, analise as afirmativas e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas.
( ) O racismo propõe limitações no acesso integral, em diferentes níveis de atenção, e na qualidade dos serviços de saúde disponíveis. Negar ou dificultar o acesso são práticas que consolidam o racismo institucional.
( ) É objetivo específico da PNSIPN a inclusão de eixos sobre o combate às discriminações de gênero e orientação sexual, relacionados às intersecções de raça, na formação e educação dos trabalhadores da saúde.
( ) O reconhecimento dos saberes e práticas religiosas de matriz africana é uma direção da política.
( ) A Portaria nº 344/2017 estabelece que a coleta e o preenchimento do campo denominado raça/cor serão obrigatórios aos profissionais atuantes nos serviços de saúde.
( ) Deve-se respeitar o critério de autodeclaração do(a) usuário(a) de saúde, não havendo um padrão de raça/cor definido nos formulários dos sistemas de informação da saúde.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
V –V – V – V – F
V – F – V – V – F
V – V – V – V – V
V – F – V – F – F
V – F – V – F – V