Imagem de fundo

“O SUS está atravessando uma das suas piores crises, desde a sua criação em 1990. Entre...

O SUS está atravessando uma das suas piores crises, desde a sua criação em 1990. Entre os principais agravantes tem-se o subfinanciamento potencializado pela crescente demanda da população, pela incorporação acelerada de novas tecnologias e pelo modelo de atenção hegemônico, voltado para as condições agudas, incapaz de responder às necessidades da atual situação epidemiológica e demográfica do país.” O trecho se refere ao desafio da mudança de paradigmas no enfrentamento da carga de doenças, presente no cenário brasileiro e expõe fragilidades na organização dos serviços de saúde, com ênfase na gestão. A respeito das Redes de Atenção à Saúde (RAS) é INCORRETO afirmar que:

A

Caracteriza-se pela formação de relações verticais entre os entes que prestam assistência integral aos indivíduos, podendo ou não haver consistências no âmbito da territorialização, no entanto com o centro de comunicação fortemente atrelado à Atenção Primária.

B

Compõe arranjo organizativo de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.

C

Busca promover a integração sistêmica, de ações e serviços de saúde, com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada.

D

Fundamenta-se na compreensão da Atenção Primária como primeiro nível de atenção, enfatizando a função resolutiva dos cuidados primários sobre os agravos de saúde mais prevalentes.