Sobre o Planejamento Estratégico Situacional – PES, sistematizado originalmente pelo economista chileno Carlos Matus, é incorreto afirmar que:
a concepção de planejamento presente na obra de Matus parte, necessariamente, da articulação planejamento e governo. Pretende resgatar, portanto, o planejamento como método de governo.
o momento estratégico do PES centra-se na análise da viabilidade do plano, na identificação do "que pode ser”.
é no momento explicativo que deve se dar o cálculo para a superação dos obstáculos que se colocam para a efetivação de mudanças, relativos à escassez de recursos sejam econômicos, sejam políticos ou institucionais-organizacionais.
é o momento tático-operacional que articula o planejamento situacional de conjuntura com o planejamento de situações-perspectivas.
o momento normativo corresponde ao desenho de como deve ser a realidade, que, no planejamento tradicional, se confunde com todo o processo de planejamento. Significa a operação que supere os problemas cruciais (chamados de nós críticos), permitindo estabelecer as operações que, em diferentes cenários, levam à mudança da situação inicial em direção à situação objetivo.