A COVID-19 foi detectada em Wuhan, China, em dezembro de 2019. Com o crescimento no número de casos, de óbitos e países afetados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o evento se constituía em uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), em 30 de janeiro de 2020. No Brasil, a epidemia foi declarada Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em 3 de fevereiro de 2020. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
A elevada infectividade do SARS-CoV-2, agente etiológico da Covid-19, na ausência de imunidade prévia na população humana, bem como de vacina contra esse vírus, faz o crescimento do número de casos ser exponencial.
A Covid-19 foi caracterizada como pandemia devido à ocorrência da mesma epidemia em várias partes do mundo, simultaneamente.
A incidência da Covid-19 pode ser calculada a partir do número de casos novos da doença que se iniciaram no mesmo local e período.
Atualmente, a Covid-19 é considerada uma doença endêmica no Brasil.
A quarentena é definida como a restrição das atividades e/ou a separação de pessoas suspeitas de pessoas que não estão doentes ou de bagagens, containers, meios de transporte ou mercadorias suspeitos, de maneira a evitar a possível propagação de infecção ou contaminação.