Imagem de fundo

A Portaria de Consolidação, do Ministério da Saúde, nº 3, de 28 de setembro de 2017, co...

A Portaria de Consolidação, do Ministério da Saúde, nº 3, de 28 de setembro de 2017, conceitua Rede de Atenção à Saúde (RAS) como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. Acerca da Rede de Atenção à Saúde (RAS), assinale a alternativa incorreta.

A

Uma atenção primária de qualidade, como parte integrante da Rede de atenção à saúde estrutura-se segundo cinco atributos (Primeiro Contato; Longitudinalidade; Integralidade; Abordagem Familiar e Orientação Comunitária) e três funções (Resolubilidade, Organização e Responsabilização)

B

A operacionalização da RAS se dá pela interação dos seus três elementos constitutivos: população/região de saúde definidas, estrutura operacional e por um sistema lógico de funcionamento determinado pelo modelo de atenção à saúde.

C

A organização da RAS exige a definição da região de saúde, que implica na definição dos seus limites geográficos e sua população e no estabelecimento do rol de ações e serviços que serão ofertados nesta região de saúde.

D

Na construção da RAS devem ser observados os conceitos de integração vertical e horizontal, que vêm da teoria econômica e estão associados à concepções relativas às cadeias produtivas.

E

É necessário valorizar os serviços de alta complexidade, tendo em vista que são os mais resolutivos.