Imagem de fundo

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é fundamental dentro da Equipe de Saúde da Família,...

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é fundamental dentro da Equipe de Saúde da Família, pois é o elo entre a equipe e a comunidade. Para tanto deve conhecer muito bem o território em que atua e suas particularidades. O ACS deve conhecer e identificar áreas e situações de risco individuais e coletivas.

Assinale a alternativa que contenha apenas exemplos de situações de risco individuais que o ACS deve identificar e acompanhar:

A

Automedicação, idoso que usa insulina, uso incorreto de veneno nas lavouras, poluição do ar, falta de acesso à água potável no bairro.

B

Família com baixa renda, pessoa que usa óculos, esgoto a céu aberto, serviço de saúde longe da comunidade, pessoa em situação de violência.

C

Bebê com menos de 2,5 kg ao nascer, acamado, gestante que não fez pré-natal, peso acima da média e sedentarismo, uso inadequado de medicamentos.

D

Criança desnutrida, pessoa com deficiência que não tem acesso a serviços de saúde, serviço de transporte urbano insuficiente, falta de acesso à água e luz.

E

Gestante tabagista, pessoa desempregada, falta de ciclovia, pessoa com candidíase de repetição.