O Brasil é reconhecido internacionalmente como um país que tem um dos mais completos e bem-sucedidos programas de imunizações do mundo, constituindo-se em poderosa ferramenta de controle de doenças transmissíveis imunopreveníveis. O país consegue garantir altos índices de cobertura vacinal, atingindo de forma estável e universal todos os segmentos populacionais.
De acordo com o texto, esses objetivos vêm sendo obtidos graças ao
trabalho intenso e contínuo das três esferas de gestão do SUS, que incorporaram entre suas prioridades o Programa Nacional de Imunizações, realizado por meio de campanhas nacionais e de forma rotineira.
esforço conjugado entre o setor público e privado, que ofertam a toda a população, de forma compulsória as vacinas do calendário vacinal e aquelas preconizadas por organizações internacionais.
trabalho desenvolvido pela vigilância sanitária, que, desde a sua concepção, vem agindo com poder de polícia, obrigando a população a se vacinar.
esforço do governo em conduzir propagandas e educação em saúde, conscientizando a população da importância da prevenção.