Imagem de fundo

A Reforma Sanitária

A Reforma Sanitária

A

foi um movimento que teve origem no período do Estado Novo e tinha como uma das premissas a necessidade de universalizar a atenção à saúde, em contraposição à atenção vinculada à condição de segurado previdenciário.

B

era um movimento integrado exclusivamente por médicos que se posicionavam contra o regime político vigente na década de 1980, e que angariou a adesão dos setores populares da sociedade.

C

foi um movimento da década de 1980, composto por intelectuais e setores populares da sociedade, que buscava solucionar a inexistência de serviços de urgência e emergência com a capilaridade territorial necessária.

D

foi um amplo movimento da década de 1980, composto por médicos e apoiado por todos os partidos políticos da época, que tinha como objetivo o fortalecimento da atenção básica de saúde.

E

pode ser definida como um conjunto de ideias que se tinha, desde antes da Constituição Federal de 1988, em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde, buscando a melhoria das condições de vida da população.