A Lei Eloy Chaves de 1923 regulamentou as Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPS) para algumas organizações trabalhistas mais atuantes, política e financeiramente, como os ferroviários e os marítimos, ligados à produção exportadora. Sobre a saúde pública no Brasil a partir da década de 1920, assinale a alternativa correta.
Com os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPS), tem início a montagem de um sistema público de previdência social mantendo o formato do vínculo contributivo formal do trabalhador para a garantia do benefício, possibilitando que o trabalhador que não contribuísse com os institutos fosse incluído no sistema de proteção.
A ideia de cidadania regulada expressa um padrão de proteção previdenciária que fazia com que o trabalhador que exercesse uma função reconhecida pelo Estado ficasse fora do sistema de proteção.
A partir da década de 1950, com o processo de acelerada industrialização do Brasil, houve uma acelerada expansão dos serviços de saúde, principalmente de Unidades Básicas de Saúde, seguindo uma tendência mundial.
Nos principais países desenvolvidos da Europa, constituíram-se, no pós-guerra, os Estados de Bem-Estar Social com o objetivo de reerguer as economias afetadas pela guerra e configurar a ideia do Estado mínimo neoliberal.
Os Estados de Bem-Estar consistiam em uma política sustentada e pactuada entre a área econômica e a área social com o objetivo de garantir o bem-estar da população e manter a produção econômica. Os pilares dessa política eram o pleno emprego e a provisão pública de serviços sociais universais.