Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os determinantes sociais de saúde (DSS) são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam na ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
Determinantes sociais: modelo de Dahlgren e Whitehead
Quanto aos DSS, assinale a alternativa correta.
O modelo de Dahlgren e Whitehead permite identificar pontos para intervenções de políticas, no sentido de minimizar os diferenciais de DSS originados pela posição social dos indivíduos e dos grupos.
Considerando a sua facilidade de visualização gráfica, distribuição em camadas, segundo seu nível de abrangência, o modelo dos DSS pretende explicar com detalhes as relações e mediações entre os diversos níveis e a gênese das iniquidades.
O modelo de Dahlgren e Whitehead inclui os DSS dispostos em uma única camada, estando os determinantes individuais e os macrodeterminantes representados na mesma camada, pois sinalizam os mesmos pontos de relação e de intervenção.
O objetivo da Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS) é promover, em âmbito internacional, uma tomada de consciência pela qual os indivíduos percebam que as iniquidades de saúde por eles geradas são decorrentes de fatores sistêmicos, independentemente da situação social na qual se enquadram.
O principal desafio dos estudos a respeito das relações entre DSS consiste apenas em elencar de forma não hierarquizada os fatores de natureza social, econômica, política e demonstrar como estes fatores afetam de forma minimizada a situação de saúde de grupos e pessoas, já que a relação de determinação é uma relação indireta de causa e efeito.