Imagem de fundo

Gráfico 7: Perdas de renda em porcentuais do PIB por doenças cardiovasculares e diabete...

Gráfico 7: Perdas de renda em porcentuais do PIB por doenças cardiovasculares e diabetes, em países selecionados, 2005/2015.

Fonte: World Health Organization (2005)


Fonte: https://www.paho.org/bra/dmdocuments/Redes_Ate ncao_Saude_Eugenio_2ed.PDF


A partir do gráfico, pode-se afirmar que, das informações analisadas, o mundo e o Brasil apresentam um processo de envelhecimento de sua população e uma situação de transição das condições de saúde, caracterizada pela queda relativa das condições agudas e pelo aumento das condições crônicas. Ou seja, manifesta-se, universalmente, pelas informações:

A

o fenômeno da transição epidemiológica.

B

características específicas, em relação aos países desenvolvidos, ao se superporem uma agenda tradicional e uma nova agenda da saúde pública.

C

as contratransições, movimentos de ressurgimento de doenças que se acreditavam superadas, as doenças reemergentes.

D

complexa situação epidemiológica definida, recentemente, como tripla carga de doenças.