Imagem de fundo

O aumento repentino de trabalhadores com alterações gastrointestinais atendidos no ambu...

O aumento repentino de trabalhadores com alterações gastrointestinais atendidos no ambulatório motivou o enfermeiro à investigação para interromper a transmissão e evitar a ocorrência de novos casos. Com base no Guia de Vigilância Epidemiológica/Ministério da Saúde, elaborou o roteiro de investigação de epidemia ou surto, elencando aspectos relevantes como a
A
confirmação do diagnóstico da doença: significa verificar se a suspeita diagnóstica inicial enquadra-se na definição de caso suspeito ou confirmado da doença em questão, à luz dos critérios definidos pelo sistema de vigilância epidemiológica.
B
confirmação da existência de epidemia ou surto: implica em estabelecer o diagnóstico da doença e do estado epidêmico, caracterizada pela ocorrência de um número frequente de casos em dado momento e lugar. A confirmação decorre da comparação dos coeficientes de prevalência que equivale ao número de casos da doença com os usualmente verificados na mesma população.
C
caracterização da epidemia: significa analisar algumas características da doença e responder questões relativas à sua distribuição no tempo. Como o período de incubação das doenças é constante, a curva epidêmica da distribuição dos casos ocorridos durante o período endêmico expressa a dispersão dos períodos de incubação individual, em torno de uma mediana na qual os casos estão agrupados.
D
formulação de hipóteses preliminares: visa determinar a fonte de infecção, o período de exposição dos casos, o modo de transmissão, a população exposta a um maior risco e o agente etiológico. A comprovação da hipótese sobre a fonte de infecção e modo de transmissão é confirmada quando não houver diferença estatisticamente significante na taxa de ataque de expostos e não expostos, e se outro modo de transmissão determinar a ocorrência de casos com mesma distribuição por sexo, faixa etária, localidade geográfica e dimensão temporal.
E
busca ativa de casos: objetiva reconhecer e investigar casos distintos no espaço geográfico, com ampla abrangência, mesmo na ausência de suspeita da existência de contatos ou de fonte de contágio ativa.