A dimensão ambiental da mobilidade sustentável está associada à necessidade de se considerarem os atributos de efetividade tão importantes quanto os atributos de eficiência e eficácia na gestão, operação e planejamento dos sistemas de transporte. Assim, não basta apenas ter capacidade para transportar as demandas manifestadas e potenciais ao menor custo financeiro possível. Tudo isso tem de ser feito respeitando também o meio ambiente no qual a operação de transporte está inserido. Dessa forma, devem-se buscar tecnologias menos poluentes e compatíveis com a demanda prevista, além de adoção de veículos que causem menos transtornos possíveis nas áreas de proteção – por exemplo, veículos de menor capacidade operando em áreas de proteção histórica.
-
Fonte: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/6637/1/td_2194.pdf
-
Acerca da mobilidade urbana sustentável, assinale a alternativa correta.
A ideia de mobilidade urbana sustentável é um esforço conjunto que deverá integrar as políticas de mobilidade, desenvolvimento, saneamento básico, planejamento e gestão urbana mantendo o modelo de sociedade industrial da segunda metade do século XIX.
O conceito de transporte coletivo no Brasil, tem passado por uma renovação a partir de 2015 com uso de veículos menos poluentes e com energia renováveis.
A mobilidade urbana procura adotar modais de transporte coletivo menos poluentes e incentivar o uso de veículos não motorizados, atividades ao ar livre caminhadas etc.
O uso de transporte individual, a escassez de ciclovias e transporte público nas cidades brasileiras são, com frequência, geradores de engarrafamentos e gases do efeito estufa, pouco afetando a qualidade de vida dos cidadãos.