Na teoria da regulação de mercados, o denominado efeito Averch-Johnson consiste em
utilizar como critério de fixação da tarifa um teto de receitas, com o objetivo que as indústrias de utilidade pública ser tornem mais eficientes, reduzindo seus custos, com a finalidade de maximizar seus lucros.
alocação de técnicas intensivas em capital, pelas indústrias de utilidade pública, reguladas com a finalidade de aumentarem suas receitas e lucros quando é adotado o critério da taxa de retorno sobre o capital investido para fixação das tarifas.
distorções tarifárias derivadas das pressões políticas que as indústrias de utilidade pública exercem sobre os órgãos reguladores, com o objetivo de aumentar a sua margem de lucro sem melhorar a qualidade do serviço oferecido.
desconsideração dos investimentos que seriam necessários para a expansão da indústria na base de capital que servirá para a aplicação da taxa de retorno a ser fixada pela agência regulatória a fim de determinação da tarifa do serviço público.
diminuição da assimetria de informações entre as indústrias reguladas e os órgãos reguladores por meio de auditorias específicas permanentes, que forneçam a estes últimos melhores informações para a fixação das tarifas.