No que se refere ao “milagre econômico” do Brasil (1968-1973), assinale a alternativa correta.
A diminuição da dependência externa do Brasil durante o “milagre econômico” resultou em políticas econômicas protecionistas, as quais provocaram desequilíbrios no balanço de pagamento brasileiro na década seguinte.
A primeira crise do petróleo limitou as elevadas taxas de crescimento da economia brasileira, principalmente porque o Brasil cortou relações diplomáticas com países árabes e passou a investir na diversificação de sua matriz energética.
Durante o “milagre econômico”, a taxa de crescimento da economia brasileira em torno de 11% ao ano foi marcada pela queda da inflação e pelos superavits crescentes no balanço de pagamentos.
A política monetária proposta pelo então ministro Delfim Neto e a expansão do crédito para o setor privado pouco contribuíram com o “milagre econômico”.
Se, por um lado, o “milagre econômico” foi acompanhado pelo aumento do endividamento externo, por outro, os investimentos externos direitos (IEDs) para o Brasil diminuíram, principalmente aqueles provenientes da Europa ocidental.