Imagem de fundo

A crise do petróleo de 1973, provocada pelo grande desajuste da balança comercial dos p...

A crise do petróleo de 1973, provocada pelo grande desajuste da balança comercial dos países do Oriente Médio, principais fornecedores de petróleo ao Ocidente, diante da forte desvalorização da moeda norte-americana nos anos anteriores, somada a motivações políticas decorrentes da guerra árabe-israelense naquele ano, levaram à OPEP, Organização dos Países Produtores de Petróleo, a elevar sobremaneira o preço oficial do barril de petróleo. Entre as repercussões da crise na economia brasileira, é correto afirmar que:

A

apesar do crescimento das despesas com importações, decorrentes do aumento exponencial do preço do petróleo no mercado mundial, não houve déficit na balança comercial de 1974, devido ao aumento quase simultâneo dos preços de produtos de exportação nacional, como o do café, que contribuía aproximadamente com um quinto da receita cambial.

B

os aumentos sucessivos dos combustíveis derivados do petróleo, principalmente da gasolina, contribuíram para mais que duplicar a taxa de inflação do ano de 1974 em relação a 1973.

C

o impacto nos preços dos combustíveis derivados do petróleo foi fortemente atenuado pelo grande desempenho da prospecção e produção de petróleo pela Petrobras, que, em detrimento de investimentos no setor petroquímico, nos últimos anos já vinha superando o crescimento da demanda decorrente da indústria automobilística.

D

os setores da indústria, como os de cimento, celulose e termoelétrica foram duramente atingidos pelos altos preços do óleo combustível, para o qual não havia política de subsídios do governo.