Pense numa estrutura de mercado que mostra uma concentração de empresas cada vez maior, por exemplo em março de 2019: América Móvil, controladora da operadora de telecom Claro, comprou a operação da Nextel no Brasil por 905 milhões de dólares. Diante desta notícia e das diferentes estruturas de mercado, considere se para a procura do mercado é melhor ter mais ou menos concorrência e qual a consequência desta quantidade de concorrentes para o consumidor.
(Link: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,dona-daclaro-anuncia-compra-da-nextel-brasil-por-us-905-milhoes,70002759281)
A respeito do proposto, assinale a alternativa correta.
Maior concorrência é melhor para o consumidor pois diminui a oferta de bens e evita aumento de preço
Maior concorrência é melhor para o consumidor pois aumenta a oferta de produto e evita a escassez
Menor concorrência é melhor para o consumidor pois poucos produtores vão se preocupar em ser eficiente e oferecer um produto mais barato para o consumidor
Menor concorrência é melhor para o consumidor pois poucos produtores vão evitar faltar produto e ter variações no preço final
A quantidade de concorrentes não é determinante para preço a quantidade pois toda empresa ao buscar maximizar lucro seu vai ser eficiente e colocar o menor preço possível