Conforme a teoria microeconômica há diferenças entre as firmas que operam em concorrência perfeita com as que operam em monopólio. Dentre estas diferenças, podemos destacar (marcando a opção correta) que:
a firma em concorrência perfeita sempre pode ter lucro substancial, enquanto a empresa monopolista não pode cobrar um preço que lhe proporcione um lucro deste tipo.
a empresa em concorrência perfeita pode vender quanto quiser a um determinado preço, entretanto, a empresa monopolista tem que reduzir o seu preço sempre que a mesma quiser qualquer aumento de suas vendas.
a elasticidade-preço da demanda de uma firma monopolista tem um valor maior do que a elasticidade-preço da procura de uma firma em concorrência perfeita em um mercado.
uma empresa monopolista tem um equilíbrio a curto prazo na medida em que procura maximizar o seu lucro total, enquanto uma firma em concorrência perfeita procura igualar o preço do seu produto à receita total.
a empresa monopolista apresenta uma curva de custo médio sempre decrescente, enquanto a empresa em concorrência perfeita não apresenta nenhuma curva de custos.