Imagem de fundo

Falando sobre o desenvolvimento profissional das educadoras de infância, Júlia Oliveira...

Falando sobre o desenvolvimento profissional das educadoras de infância, Júlia Oliveira-Formosinho, da Universidade do Minho, declara: “A literatura recente sobre o desenvolvimento e a aprendizagem do adulto chama a atenção de que estes processos estão profundamente ligados aos problemas vivenciais e profissionais, em contexto. Acentua ainda que, se as ocasiões de desenvolvimento profissional tiverem em conta estes problemas, a aprendizagem será mais significativa”.Podese dizer, então, que o autor da teoria epistemológica que melhor embasa o exposto acima é:

A

Vygotsky, por considerar que o indivíduo aprende para se desenvolver, interagindo com o meio sociocultural;

B

Piaget, por considerar que o indivíduo se desenvolve para aprender, interagindo com objetos;

C

Freinet, por considerar que o indivíduo age para aprender, interagindo com a natureza;

D

Skinner, por considerar que o indivíduo pratica para aprender, interagindo com materiais instrucionais;

E

Montessori, por considerar que o indivíduo se desenvolve e aprende interagindo com os mais velhos;