As abordagens críticas — superadora e
emancipatória — da Educação Física surgem como
respostas à crise epistemológica da Educação Física
em meados dos anos 1980. Acerca das
características dessas abordagens, assinale a opção
que apresenta a correta relação.
A
crítico-superadora — valoriza o resgate histórico
e a expressividade corporal;
crítico-emancipatória — defende o exercício do
movimento consciente, livrando-se de modelos
opressores
B
crítico-superadora — marxismo moderno e pósmoderno;
crítico-emancipatória — marxismo clássico,
tradicional
C
crítico-superadora — Escola de Frankfurt e a
Teoria Sociológica da Razão Comunicativa;
crítico-emancipatória — Pedagogia Históricocrítica
e do Materialismo Histórico-dialético
D
crítico-superadora — utiliza o esporte como
principal instrumento de transformação didática
e pedagógica;
crítico-emancipatória — recorre a cultura
corporal do movimento: jogos, esportes, dança,
ginástica e conhecimento sobre o corpo.