As Abordagens Pedagógicas da Educação Física podem ser definidas como movimentos engajados na renovação teórico-prático da área com o objetivo de estruturação de seu campo de conhecimentos específicos . Esses movimentos surgiram na busca de uma nova dimensão , em que apresentaram propostas sobre o entendimento do objetivo de estudo da Educação Física passando desde a operacionalização de conteúdos, até o entendimento do processo avaliativo . Sendo assim , estabeleça a correta correspondência entre as Abordagens Pedagógicas da coluna 1 com suas características da coluna II.
Coluna 1
1. Aula aberta.
2. Atividade Física para Promoção da Saúde.
3. Construtivista-Interacionista.
4. Crítico-superadora .
5. Crítico-emancipatória
Coluna II
( ) Embasa suas atividades durante as aulas no discurso da justiça social no contexto da sua prática. Busca levantar questões de poder, interesse e contestação , e faz uma leitura dos dados da realidade à luz da crítica social dos conteúdos .
( ) Está centrada no ensino dos esportes que foi concebido para a Educação Física Escolar. Busca uma ampla reflexão sobre a possibilidade de ensinar os esportes pela sua transformação didático-pedagógica e tornar o ensino escolar em uma educação de crianças ejovens.
( ) A intenção desta abordagem é a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, respeitar o universo cultural do aluno, além de valorizar suas experiências . Nesta proposta, o jogo é privilegiado como sendo "um instrumento pedagógico", ou seja, o principal meio de ensinar.
( ) Preocupa-se com a conscientização da população escolar para as pesquisas que mostram os benefícios da atividade física. Busca propiciar aos alunos não apenas situações que os tornem crianças e jovens mais ativos fisicamente , mas, que os conduzam a optarem por um estilo de vida ativo também quando adultos.
( ) Baseia-se na possibilidade de co-decisão dos alunos no planejamento, objetivos , conteúdos e formas de transmissão e comunicação do ensino. O grau de abertura para a participação na elaboração de propostas de ensino depende da compreensão dos professores e alunos sobre o sentido que esta representa para eles.
A sequência correta é:
5, 3, 1, 2 e 4.
1, 3, 5, 2 e 4 .
4, 5, 2 , 3 e 1.
4,5, 3, 2 e 1.
1, 2, 5, 3 e 4.