Imagem de fundo

Na abordagem saúde renovada, são feitas duras críticas ao uso excessivo do conteúdo esp...

Na abordagem saúde renovada, são feitas duras críticas ao uso excessivo do conteúdo esporte, nas aulas de Educação Física escolar. O estímulo exacerbado a condutas competitivas e individualista, pode, como efeito, acarretar o afastamento de alunos da prática de atividades e exercícios físicos.

Assinale a opção que indica como o professor de Educação Física escolar pode usar o conteúdo ginástica dentro do enfoque da abordagem saúde renovada.

A

De forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento motor do aluno. Neste sentido, a ginástica deveria aparecer já nas fases iniciais do desenvolvimento motor, servindo como estímulo estritamente cognitivo para o aluno.

B

De forma a promover a autonomia do aluno quanto à prática de atividades e exercícios físicos. A ginástica, portanto, deveria servir para que o aluno vivenciasse e adquirisse conteúdos que o permitissem gerenciar – ainda que de forma inicial - atividades e exercícios físicos que deseje executar fora da escola.

C

De forma a promover a reflexão crítica do aluno quanto à sua realidade social. Neste sentido, a ginástica deveria catalisar as reflexões sobre a luta de classe e, ainda, permitir que o aluno promova o trabalho de base na comunidade em que reside.

D

De forma a promover a autonomia do aluno quanto à prática de atividades e exercícios físicos Neste sentido, a ginástica poderia promover a aprendizagem técnico-instrumental para que o aluno utilizasse este conhecimento apenas nas aulas de Educação Física escolar.

E

De forma a promover a emancipação social do aluno; portanto, a ginástica seria como uma forma de transcender a condição material do aluno.