Analise a charge abaixo:
A tirinha acima retrata a realidade no dia a dia das escolas, onde parte dos professores não estão qualificados para lidar com os alunos com deficiência, voltando as suas aulas apenas para os demais alunos. Com relação às aulas de Educação Física, com atividades físicas adaptadas, podemos considerar a seguinte alternativa incorreta:
Para proporcionar aos alunos uma prática reflexiva, deve-se pensar em vivências de atividades adaptadas na Educação Física, nas quais o aluno poderá se colocar no lugar do outro, sentindo as suas dificuldades conforme as suas limitações, tentando se superar a cada dificuldade encontrada, possibilitando-lhe enxergar o outro como diferente de si, compreendendo as diferenças individuais como parte da diversidade humana, indo em busca, em cada aula, da reflexão, da aplicação de novos conceitos e atitudes em relação à diferença do outro.
Na Educação Física podemos visualizar claramente a diversidade existente em nosso cotidiano escolar, bem como perceber em cada aluno as suas diferenças individuais, pois todos apresentam habilidades, dificuldades e limitações de maneira igualitária.
Na escola deve-se buscar a vivência de esportes adaptados, podendo ser efetivados como prática para os alunos explorarem os movimentos de forma diferenciada, proporcionando a estes a experiência e a vivência dos movimentos adaptados, com suas dificuldades e limitações, bem como a superação dessas limitações na execução das atividades.
Acreditamos que a aula de Educação Física poderá proporcionar a construção de atitudes dignas e de respeito por parte do educando; de acordo com esta análise, propõe-se a aplicação do caderno pedagógico, pois estamos preocupados com uma Educação Física mais humana, pois acreditamos que, com a vivência de atividades adaptadas, colocando-se no lugar do outro, sentindo as suas dificuldades e limitações, irá possibilitar ao educando a (re)construção de atitudes de solidariedade, de respeito, de aceitação às diferenças, minimizando assim os preconceitos já estabelecidos em relação às diferenças individuais.
A construção de atitudes de solidariedade, de respeito, de aceitação às diferenças, minimizando assim os preconceitos já estabelecidos em relação às diferenças individuais; nas aulas de Educação Física, pode ser utilizada como estratégia para formação de times para os campeonatos regionais esportivos.