Imagem de fundo

Considere o texto abaixo e responda a questão a seguir. Tênis X Frescobol (Rubem Alves)...

Considere o texto abaixo e responda a questão a seguir.


Tênis X Frescobol (Rubem Alves) O tênis é um jogo feroz. O seu objetivo é derrotar o adversário. E a sua derrota se revela no seu erro: o outro foi incapaz de devolver a bola. Joga-se tênis para fazer o outro errar. O bom jogador é aquele que tem a exata noção do ponto fraco do seu adversário - e é justamente para aí que ele vai dirigir a sua cortada - palavra muito sugestiva, que indica o seu objetivo sádico, que é o de cortar, interromper, derrotar. O prazer do tênis se encontra, portanto, justamente no momento em que o jogo não pode mais continuar porque o adversário foi colocado fora de jogo. Termina sempre com a alegria de um e a tristeza de outro.

O frescobol se parece muito com o tênis: dois jogadores, duas raquetes e uma bola. Só que, para o jogo ser bom, é preciso que nenhum dos dois perca. Se a bola veio meio torta, a gente sabe que não foi de propósito e faz o maior esforço do mundo para devolvê-la gostosa, no lugar certo, para que o outro possa pegá-la. Não existe adversário porque não há ninguém a ser derrotado. Aqui ou os dois ganham ou ninguém ganha. E ninguém fica feliz quando o outro erra - pois o que se deseja é que ninguém erre. O erro de um, no frescobol, é um acidente lamentável que não deveria ter acontecido, pois o gostoso mesmo é aquele ir e vir, ir e vir, ir e vir... E o que errou pede desculpas, e o que provocou o erro se sente culpado. Mas não tem importância: começa-se de novo este delicioso jogo em que ninguém marca pontos...


A crônica de Rubem Alves contextualiza duas práticas da cultura de movimento no qual a competição se desenvolve em perspectivas diferentes. O tênis da forma apresentada pelo autor pode ser associado à dimensão “rendimento” e o frescobol à dimensão “educação”. Relacione as colunas de acordo, associando os tipos de esporte às suas respectivas características.


I – Esporte Rendimento

II – Esporte Educação


A- Objetiva o máximo desempenho.

B- Visa à aprendizagem e orienta-se para a generalidade

C- Enfatiza o processo.

D- Preocupa-se com a pessoa comum e é inclusivo.

E- Orienta-se para a especificidade


A

I - A, B; D; II - C, E.

B

I - B, C; II - A, D, E.

C

I - C, D, E; II - A, B.

D

I - A, E; II - B, C, D.